Bombas de Calor | Aquecimento de água

Bomba de calor de água quente sanitária

A bomba de calor AQS utiliza o ar exterior para aquecer o seu abastecimento de água quente. Nesse sentido, esta bomba de calor específica fornece apenas água quente sanitária. Este sistema é a escolha ideal para o fornecimento de água quente.

 

Como funciona a Bomba Calor AQS

As bombas de calor AQS utilizam a eletricidade para mover o calor de um lugar para outro, em vez de gerar calor diretamente. Portanto, eles podem ser duas a três vezes mais eficientes em termos energéticos do que os aquecedores e caldeiras de água convencionais. Ou seja, para mover o calor, as bombas de calor funcionam como um frigorifico ao contrário.

Enquanto um frigorífico retira o calor existente no interior e o expulso para fora do mesmo, uma bomba de calor de fonte de ar autônoma, puxa o calor do ar ao redor e o transfere, a uma temperatura mais elevada para aquecer a água que se encontra no tanque de armazenamento.

Funcionamento-da-Bomba-de-Calor

Instalação de Bomba de Calor Águas Quentes Sanitárias

A instalação adequada depende de muitos fatores, pelo que aconselhamos sempre a visita de um profissional, para verificação das condições de instalação.

Manutenção Bomba de Calor AQS

A manutenção periódica da Bomba de Calor pode prolongar significativamente a vida útil do depósito, bem como minimizar a perda de eficiência

bomba de calor aquecimento

Dimensão da Bomba de Calor AQS

Em regra geral, o algoritmo de cálculo para dimensionar a acumulação de água quente sanitária é fácil, devemos sempre considerar a capacidade de 40 litros de AQS (água quente sanitária) por elemento do agregado familiar, acrescentando sempre um elemento no caso de utilizarmos água quente sanitária na lavagem de louça diária.

Por exemplo, uma família de três elementos, necessitaria de uma bomba de calor no minímo de 120 litros, o que aconselhamos sempre uma capacidade superior, neste caso de 150 litros, para dar margem a lavagem de louça e utilização de lavatório.

Bomba calor

Vantagens e Desvantagens da Bomba de Calor de AQS

Vantagens Bomba de Calor

  • A não utilização de gás

    Um equipamento de AQS a gás é vulnerável a vazamentos de gás tóxico que podem causar incêndios ou explosões. Por outro lado, investir em uma bomba de calor que funcione com eletricidade ajudará a proteger sua família do envenenamento por monóxido de carbono e outros problemas de saúde.

Baixo Ruido

Uma vantagem de comprar uma bomba de calor elétrica é que ela é projetada para produzir uma quantidade mínima de ruído quando está ligada. Enquanto um sistema de bomba de calor produz ruídos mínimos enquanto está ligado, este tipo de sistema também é projetado para ser eficiente. Nesse sentido, as bombas de calor utilizam menos eletricidade quando comparadas a outros tipos de sistemas.

Eficiência Energética

Os sistemas elétricos de bomba de calor estão se tornando cada vez mais populares porque não dependem de combustíveis fósseis para produzir água quente. Ainda mais, um benefício de investir em uma bomba de calor é que você utilizará menos eletricidade quando comparado a outros tipos de sistemas.

Utilização de Energia Solar

Com uma bomba de calor AQS, é possível a adaptação de um sistema solar forçado, que ajudará no aquecimento de água sanitária e diminui o gasto de electricidade.

Desvantagens Bomba de Calor

Alto custo inicial

Uma desvantagem de instalar uma bomba de calor inclui um alto custo inicial para a instalação do sistema. Apesar disso, o custo para comprar e instalar um sistema de bomba de calor varia dependendo da classificação de eficiência do sistema, da dimensão da bomba, do material de fabrico e do seu revestimento.

bomba de calor quadrada

Qual o melhor sistema de aquecimento de águas?

Uma bomba de calor de água quente é a escolha ideal. As principais razões para instalar uma bomba de calor AQS é economizar nos custos de energia. Se está preocupado com o meio ambiente, uma bomba de calor de água quente é a melhor opção. Com este equipamento, não precisa se preocupar com vazamentos de gás ou outras emissões nocivas. Além disso, como não produz calor, não precisa se preocupar com a segurança de seus filhos ou animais de estimação quando não estiver por perto.

Acima de tudo, ao escolher uma bomba de calor de água quente , há vários fatores que deve considerar, incluindo tamanho, custo e tipo de combustível. Outra consideração importante é o custo do sistema. precisa considerar os custos iniciais de compra, instalação, manutenção e determinar a acessibilidade. Um bomba de calor é um investimento a longo e médio prazo, inicialmente um valor elevado de aquisição e instalação, mas com o decorrer do tempo um valor mínimo de utilização, estima-se que em 3 anos se recupera o investimento inicial.

Antes de mais nada, se está com dificuldades para comprar ou não uma bomba de calor, ligue connosco nossa equipe irá ajudá-lo a comparar as vantagens e desvantagens das bombas de calor. Oferecemos uma vasta gama de Bombas de Calor AQS à sua medida e preferência, não hesite em nos contactar.

Bomba de Calor ou Sistema Solar

Desde já, tanto a Bomba de calor como o Sistema Solar são boas opções, mas quando falamos em eficiência, em conforto, custos e manutenções, sem dúvida que a bomba de calor AQS é a melhor opção. O valor inicial de aquisição é muito inferior, produz água quente todo o ano, ao contrário do sistema solar, têm uma manutenção menos dispendiosa e uma melhor eficiência energética.

Acumulador água quente

Preço Bomba de Calor

A bomba de calor normalmente têm custos iniciais mais elevados do que os aquecedores de água convencionais. No entanto, eles têm custos operacionais mais baixos, o que compensa os custos mais altos de compra e instalação. 

Sistema de aquecimento de água mais económico

Primordialmente, o preço de uma bomba de calor de águas quentes sanitárias varia do material de fabrico, da sua eficiência, da sua tecnologia e da sua capacidade. Uma bomba de calor cujo o seu deposito é de inox, não têm o mesmo valor de uma bomba de calor cujo o seu deposito é vitróficado, o qual aconselhamos sempre a bomba de calor de inox, o custo é mais elevado, mas a duração da mesma é muito superior.

Contudo, em relação à sua capacidade como é lógico, uma bomba de calor de 500 litros têm o valor mais elevado do que uma bomba de calor de 200 litros , assim como uma bomba de calor com eficiência A tÊm um valor inferior a uma bomba de calor de eficiência A++. Por esses motivos aconselhamos sempre a opinião de um profissional.

Caracteristicas

Acumuladores de Calor

A nossa empresa têm uma equipa responsável apenas por bombas de calor, visitam a casa do cliente, verificam as necessidades da habitação e do cliente, e é lhe aconselhado o melhor equipamento para o local, tendo em consideração todos os factores necessários. Além de realizarmos o aconselhamento e a instalação da bomba de calor, também realizamos a venda da mesma. Temos o maior vasto tipo e modelos de bombas de calor de AQS.

O que é uma bomba de calor?

Primordialmente, a Bomba de Calor é o equipamento de aquecimento de águas, mais eficiente e económica do mercado. Além disso, apenas utiliza electricidade e ar para a realização do aquecimento.

Qual é a garantia de uma bomba de calor ?

A principío a Bomba de Calor têm a garantia de 2 anos dos componentes electrónicos e 5 anos da cuba de armazenamento de águas.

Quanto custa uma Bomba de Calor?

Uma bomba de Calor ronda os 3 mil euros, mas ainda assim tudo depende da capacidade, tecnologia e revestimento da mesma.

Qual o tempo de vida útil de uma bomba de calor?

De antemão, o tempo médio de uma Bomba de Calor é de 17 anos. Contudo, caso a Bomba seja de inox, pode mesmo chegar aos 20 anos.

Qual a manutenção de uma Bomba de Calor?

A manutenção de uma Bomba de Calor deve ser realizada anualmente. Verificar os componentes eléctricos, e realizar a troca do ânodo de magnésio.

×
Skip to content