A energia geotérmica é a energia armazenada na forma de calor abaixo da superfície sólida da Terra. Ele se renova em consequência do fluxo de calor geotérmico, que se eleva do interior do planeta e da radiação solar que aquece a superfície do solo.
Os recursos geotérmicos são entendidos como a energia térmica que pode ser razoavelmente extraída do solo a custos competitivos com outras formas de energia e ser utilizada pelo homem de forma técnica e economicamente viável.
O objetivo da energia geotérmica é aproveitar essa energia térmica do interior da terra, sendo classificada de acordo com a temperatura do fluido geotérmico que determina seus usos e aplicações.
As tecnologias para o uso dos recursos geotérmicos dependem do nível térmico disponível e do tipo de fluido no reservatório.
Quando a temperatura do reservatório é inferior a 100-150ºC, as suas principais aplicações são térmicas, nos sectores industrial, serviços e residencial, podendo utilizá-lo directamente ou através de bombas de calor geotérmicas.
A estrutura de uso direto da energia geotérmica, mundialmente, divide-se em duas áreas claramente diferenciadas: o setor de serviços residenciais, com 64% do total, e o setor industrial, que cobre os 36% restantes. A utilização direta do calor de origem geotérmica no mundo é difícil de determinar, pois os usos são muitos e diversos, por vezes pequenos e localizados em áreas remotas. Além disso, embora o uso possa ser estimado, os valores de vazão e as temperaturas da água geralmente são desconhecidos e não há informações sobre isso; Por essas razões, a capacidade e o uso direto da energia térmica só podem ser avaliados com uma certa aproximação.
Ao contrário dos reservatórios associados a usos diretos, de baixa entalpia ou recursos geotérmicos rasos, com temperatura de fluidos abaixo de 30ºC e vinculados à utilização para bombas de calor geotérmicas (BCG), o transporte de energia geotérmica não é viável a grande distância, relegando principalmente suas aplicações para uso residencial, exigindo níveis térmicos relativamente baixos.
Na verdade, no caso de energia geotérmica de baixíssima temperatura, não é necessário falar em “depósito de energia geotérmica”, pois qualquer ponto da crosta terrestre pode ser utilizado como fonte de energia, visto que sua temperatura é normalmente inferior a 25ºC nas profundidades alvo para este tipo de exploração.